Mapeamento
O DISC como Assessment corporativo
Veja motivo da ferramenta ser tão utilizada no mundo corporativo
O DISC foi criado por Willian Marston, advogado, PhD em Psicologia, revolucionário e visionário na sua época, em 1928. Publicou o Livro “As emoções das pessoas normais “ que é a base do DISC atual. Foi criador da personagem de história em quadrinhos Mulher-Maravilha.
Foi o inventor do polígrafo, conhecido por “detector de mentiras", que deveria se chamar de “detector de verdades”, pois criou na intenção das pessoas se conhecerem melhor e criou também o Teste de Pressão Arterial Sistólica.
Chamamos o DISC de uma sopa de letras, que referem-se a 4 características comportamentais. Todos somos uma mistura dos 04 comportamentos e não existe melhor ou pior em nosso comportamento, o que nos difere uns dos outros são as intensidades em cada comportamento. Significado de cada letra:
Dominância: Maneira como as pessoas usam o poder e lidam com problemas e desafios.
Influência: Maneira como as pessoas se expressam e agem nos relacionamentos.
EStabilidade: Tem relação com o ritmo que a pessoa costuma ter.
Conformidade: É a maneira como a pessoa lida com regras e procedimentos.
Essa metodologia tem como ponto de partida o objetivo que as pessoas se conhecessem melhor e não como forma de julgá-las, tratando-se de pessoas normais e não doentes, como numa maneira prática de entender a si mesmo e aqueles que estão a sua volta na identificação de traços e comportamentos previsíveis de pessoas comuns.
O Assessment comportamental proporciona desde o alinhamento da comunicação com a equipe e líderes, mais assertividade em caso de recrutamento e seleção, autoconhecimento e desenvolvimento, não baseado em suposições mas em avaliações diretas.
O DISC atua com uma ferramenta de suporte as empresas, no mapeamento do perfil comportamental do candidato ou colaborador, na busca do perfil mais adequado ao cargo, podendo ser utilizado tanto na contratação quanto na trajetória do colaborador, que ajuda a embasar as tomadas de decisões para a escolha do perfil ideal, assim como o possível impacto mediante um possível desafio proposto.
Na trajetória profissional, o mapeamento comportamental coletivo ou individual garante mais assertividade e produtividade do time, assim como a análise das características individuais das peças-chaves do processo estratégico para atingir objetivos desejados.
Saber os pontos de melhoria e em potencial, garante a retenção do talento e permite o desenvolvimento das habilidades com busca na evolução contínua do colaborador envolvido no processo.
Além de todas vantagens previstas acima, a gestão com base no mapeamento comportamental permite melhoria na gestão, agilidade nas tomadas de decisões, assertividade, comunicação alinhada, redução de tempo e custo, diminuição da taxa de turnover e absenteísmo.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!