Fé
Saiba como são feitos os tapetes no feriado de Corpus Christi
Descubra como são produzidos e como participar da celebração
O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (8), é lembrado popularmente pela produção do tradicional tapete de sal que cobre ruas de cidades em todo o país, apesar da fé católica ir muito além disso. Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, fiéis já produziram os maiores tapetes já vistos na América Latina.
A arte se mistura com a fé neste dia de celebração tão importante para os católicos. E até mesmo para quem não participa da produção dos tapetes, existe a curiosidade sobre como eles são feitos.
Leia+ São Gonçalo e Niterói se preparam para a celebração de Corpus Christi
Para entender melhor como são produzidos os tapetes de sal, eu conversei com a colega jornalista Layane Ramos, membro da paróquia São João Batista, do bairro Tenente Jardim, em Niterói. Ela, que também pertence a Equipe de Jovens de Nossa Senhora (EJNS), setor Niterói, explica como confeccionar o tapete e como participar da produção.
Saiba como Fazer
Para fazer o tapete existem diferentes opções de materiais, de acordo com o interesse de cada um. O sal grosso costuma ser o básico para o uso e habitualmente é cedido para própria arquidiocese, que eventualmente também costuma ceder outros produtos. Para dar cor e formas ao desenho, os seguintes materiais costumam ser usados:
- Borra de café
- Serragem
- Areia
- Flores
- Casca de ovo
- Corantes do tipo xadrez
Os tamanhos dos tapetes podem variar dependendo da quantidade produzida. Em Niterói, por exemplo, o tamanho pré-determinado é de 3x6.
Muitas pessoas já levam o exemplo do desenho pronto em papel, cartolina ou no celular, enquanto outras preferem dar asas à imaginação no momento da produção. Você não precisa ser um profissional para participar. O mais importante é o momento de fé e celebração.
Recomendação
Segundo Layane, é fundamental ir com roupas confortáveis e boné para cobrir o rosto e não esquecer de usar protetor solar.
Em algumas cidades, os trabalhos começam logo nas primeiras horas da manhã, e pouco antes das 12h acontece a procissão, mas os horários podem variar de acordo com as respectivas arquidioceses de cada região.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa, católica ou não, pode participar, basta procurar a igreja mais próxima da sua casa para saber como funcionam os grupos e horários.
Fé
Em todo o mundo é celebrado o Dia de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa ‘Corpo de Cristo’. Segundo a igreja católica, a data tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia — o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Ainda pela fé católica, durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
Esse ano o tema é Eucaristia e Vocação. Através da Eucaristia, Jesus mostra que está presente e se faz alimento para dar força aos fiéis.
Por que os tapetes?
Perguntei a Layane sobre a relação da celebração com a confecção dos tapetes:
Celebramos o pão vivo, a hóstia que é o corpo de Cristo, caminhamos com ele em procissão depois que os tapetes estão prontos. O tapete é feito para ele passar!”
Programação
São Gonçalo
7h – Confecção dos tapetes;
14h – Concentração na rua em frente à matriz São Gonçalo de Amarante para louvor e recitação do Terço da Divina Misericórdia;
16h – Santa Missa sob a presidência do Arcebispo Metropolitano de Niterói.
Endereço: a Matriz fica na Alameda Pio XII 86, no Centro.
Niterói
7h – Confecção dos tapetes
13h – Abertura para visitação do público
15h – Louvor
16h – Celebração eucarística em frente a Câmara dos Vereadores
Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Centro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!