Logo Enfoco


    Abono salarial

    PIS: Aquela grana inesperada que cai bem! Saiba se você tem direito

    Benefício já foi liberado para nascidos em maio e junho

    Publicado 17/04/2023 às 17:23 | Atualizado em 18/04/2023 às 8:45 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Confira o calendário de pagamento do PIS
    Confira o calendário de pagamento do PIS |  Foto: José Cruz / EBC

    Trabalhadores nascidos em maio e junho já podem sacar, a partir desta segunda-feira (17), o abono salarial do ano-base 2021. A Caixa Econômica Federal segue com a liberação do pagamento até 17 de julho, baseada no mês de nascimento do beneficiário.

    Leia+ Bolsa Família: como se cadastrar em quem tem direito

    Quem tem direito?

    O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há, pelo menos, cinco anos.

    Recebe o abono quem trabalhou formalmente com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

     

    Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS.

    Você também pode confirmar se tem direito através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

    Como saber o número do meu PIS?

    O número PIS está disponível apenas para trabalhadores que já atuaram ou atuam com carteira assinada. Esse cadastro é feito pelo próprio empregador.

    Para consultar seu número PIS basta acessar pela  internet o portal Meu INSS e, após fazer o cadastro de login e senha, você deve acessar a opção 'Meu Cadastro'. Lá você confere o número do NIS, que é a mesma coisa que o PIS. Mudando apenas a forma como foi cadastrado.

    Prazo de saque

    No PIS e no Pasep, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo.

    Calendário

    Janeiro e fevereiro — a partir de 15 de fevereiro

    Março e abril — a 15 de março

    Maio e junho — a partir de 17 de abril

    Julho e agosto — a partir de 15 de maio

    Setembro e outubro — a partir de 15 de junho

    Novembro e dezembro — a partir de 17 de julho

    Servidor público de acordo com final da inscrição Pasep

    0 — a partir de 15 de fevereiro

    1 — a partir de 15 de março

    2 e 3 — a partir de 17 de abril

    4 e 5 — a partir de 15 de maio

    6 e 7 — a partir de 15 de junho

    8 e 9 — a partir de 17 de julho

    Como receber

    A Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento no banco ou em unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.

    Perdi o prazo, e agora?

    Segundo o Ministério do Trabalho, 399.975 pessoas não sacaram o abono salarial de 2020, dos quais 120.947 não retiraram o PIS e 279.028 não sacaram o Pasep. Isso equivale a menos de 1% dos trabalhadores com direito ao PIS e a 10% com direito ao abono do Pasep.

    A abertura do recurso administrativo ao Ministério do Trabalho pode ser feita da seguinte maneira:

    • Presencialmente, por telefone ou pela internet. O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do Ministério do Trabalho, o que inclui Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego, Gerências Regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador. O endereço mais próximo pode ser encontrado clicando aqui
    • Os pedidos por telefone devem ser pedidos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações podem ser feitas das 7h às 19h e são gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares.
    • Pela internet, o trabalhador pode fazer o pedido no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. Os e-mails devem ser escritos para trabalho.uf@economia.gov, trocando "UF" pela sigla da unidade da federação onde o trabalhador mora.

    Com EBC

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Responsável por vazar fotos de corpos de famosos no IML é preso

    Próximo artigo
    >

    Criança de 3 anos é baleada na Zona Norte do Rio

    Relacionados em Flávio Oliveira - Saiba como fazer!