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    O que não te contaram sobre como trocar pneu de carro

    Passo a passo para não ficar no sufoco

    Publicado 29/05/2023 às 21:29 | Atualizado em 30/05/2023 às 8:06 | Autor: Flávio Oliveira
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    Motorista deve garantir todas as ferramentas necessárias para fazer a troca
    Motorista deve garantir todas as ferramentas necessárias para fazer a troca |  Foto: Divulgação

    O Brasil já conta com mais de 115 milhões de veículos circulando em todo o território nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022. A quantidade já corresponde a mais da metade dos brasileiros (55%), quando comparada ao número de veículos por habitante. Segundo o IBGE, já somos mais de 207 milhões.

    E se o brasileiro sente, cada vez mais, a necessidade de adquirir um veículo, então é preciso saber se realmente está preparado para lidar com as responsabilidades e as adversidades que podem acontecer ao volante.

    Leia+ Todo mundo gripado ou resfriado? Saiba como escapar!

    Não é incomum, por exemplo, o motorista ser surpreendido com um pneu furado durante um percurso. E quando isso acontece vem aquele frio na barriga, e agora?!

    Pior ainda se ele estiver em uma estrada pouco iluminada e perigosa, o desespero dispara a ansiedade e pode dificultar tudo! 

    Para facilitar a vida do motorista iniciante, ou para aqueles que simplesmente não sabem trocar um pneu e não dispõem de recursos para pagar um caminhão guincho, eu preparei um passo a passo para sair desse sufoco!

    Primeiro você precisa ter no carro as ferramentas necessárias para resolver a questão. Os utensílios podem variar de acordo com o modelo do veículo, mas, na prática, o procedimento é o mesmo.

     

    Ferramentas

    Estepe – O pneu reserva do carro, que fica dentro de um compartimento no porta-malas do veículo.

    Macaco – Ferramenta hidráulica que serve para suspender o carro e possibilitar a troca. O modelo varia de acordo com a fabricante.

    Chave de roda – Ferramenta essencial para desparafusar a roda.

    Triângulo – O Triângulo de Segurança deve ser colocado a pelo menos 30 metros de distância do veículo parado para evitar riscos de acidente.

    Saiba como fazer

    1 - Puxe o freio de mão, mantenha o pisca alerta ligado durante todo processo e posicione o Triângulo de Segurança na pista.

    2 - Retire a calota e a tampa do pneu, se ele contar com uma.

    3 - Com a chave de roda vamos começar a desparafusar o pneu, deixando os parafusos frouxos. Importante destacar que essa etapa ainda precisa ser feita com o pneu no chão.

    4 - Agora que os parafusos estão mais fáceis de retirar, chegou a hora de usar o 'temido' macaco. Temido porque a ferramenta precisa ser posicionada corretamente para não danificar o veículo. Neste caso, o ideal é consultar o manual do veículo, caso não exista demarcação ou rebaixos na lataria. Geralmente é posicionada na parte metálica, perto do pneu.

    5 - Fazendo uso do macaco, a parte do carro será suspensa, os parafusos devem ser retirados e a roda já pode ser substituída pelo estepe.

    6 - Posicione o estepe corretamente com a válvula da câmara de gás virada para fora.

    7 - Chegou a hora de inserir os parafusos, que devem ser colocados e apertados, inicialmente, com as próprias mãos, apenas para garantir a firmeza do estepe, pois ainda não será possível apertar o bastante, afinal a roda vai acabar girando junto e atrapalhando o processo.

    8 - Feito isso, o macaco já pode ser usado para descer o veículo, mas não totalmente, o objetivo é apenas descer para que o estepe fique fixo no chão para que você consiga apertar os parafusos com a chave de roda.

    9 - Terminado o processo já é possível descer completamente o carro e retirar o macaco.

    10 - Prontinho, agora você já pode seguir viagem!

    Dica: Em alguns casos, a roda pode estar colada, dificultando o processo. Nesse caso, o recomendado é devolver e apertar os parafusos apenas manualmente. Depois você deve descer o carro e retirar o macaco. Ligue o veiculo e faça pequenas manobras, para frente e para trás. Isso ajudará para descolar.

     

    Vale lembrar que nem todos macacos são iguais e que é preciso estar atento se o estepe está calibrado. Do contrário, será necessário parar em um posto de combustível mais próximo para fazer a calibragem e evitar riscos de acidentes.

    Espero ter ajudado. Boa sorte e boa viagem!

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