Dia Mundial do Aleitamento Materno
Conhece ou é mãe que deseja doar leite materno? Saiba como ajudar
Passo a passo para fazer sua doação
No Dia Mundial do Aleitamento Materno, celebrado neste 1º de agosto, além da importância do leite materno é preciso lembrar também que muitas mães não conseguem amamentar seus filhos pelos mais diferentes motivos. Sem contar, os bebês que por razões distintas acabam sem suas progenitoras, ou aqueles em tratamento internados, prematuros, de baixo peso ou em estado grave.
Por isso a importância dos bancos de leite, que regularmente realizam campanhas pedindo doações.
Essa semana o Ministério da Saúde lançou a campanha “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Lembrando que a Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM é uma iniciativa global realizada todos os anos durante a primeira semana de agosto.
Leia+ Dia Munidial da Amamentação: uma jornada de amor e desafios
Saiba como doar
Em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a mulher que quiser doar tem que estar alimentando plenamente seu bebê e estar excedente de leite.
É solicitado exame para hepatite, sífilis, HIV e hemograma completo, que pode ser enviado via e-mail ou pelo Whatsapp. A partir daí é enviado um kit de coleta para a casa da doadora.
1 - De posse do kit, a mamãe já pode tirar o leite: que deve ser retirado após o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Prenda os cabelos e cubra-os com uma touca, lave as mãos e antebraços com água e sabão, dirija-se a um local limpo e tranquilo e evite falar enquanto retira o leite;
2 - Faça uma massagem por toda a mama, começando pelas aréolas. Em seguida, coloque o polegar e o indicador na borda da aréola e empurre os dedos em direção ao corpo. Aperte os dedos delicadamente um contra o outro e repita esse movimento até o leite começar a sair. Descarte as primeiras gotas e colete o restante no frasco;
3 - O leite armazenado deve ser levado ao congelador e pode ficar congelado por até 15 dias;
4 - Com o leite congelado você já pode fazer a sua doação para o banco de leite;
5 - Além do leite, o Huap também aceita frascos de vidro com tampa de plástico, típicos de alimentos industrializados.
Toda mulher pode ser doadora, desde que tenha boa saúde e que esteja amamentando plenamente seu bebê. E para as mamães que por diferentes motivos necessitam receber doação de leite materno para os seus bebês, os canais de colheita também podem ser utilizados para esclarecimentos.
Serviço
O banco de leite do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), em Niterói, recebe doações de toda Região Metropolitana, através do telefone (21)99648-7654 (Whatsapp) e também pelo fixo: 2629-9026. O Huap fica na Avenida Marques do Paraná, no Centro.
Na rede municipal de Niterói, a Unidade Básica de Saúde de Santa Bárbara também realiza a colheita, na Rua Jandira Pereira, 625.
Se você mora em outra cidade ou outro estado, clique aqui e veja o ponto de coleta mais próximo!
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!