Seleção
Concurso público é aberto para diferentes áreas na Petrobras
São 916 vagas e mais 5.496 para cadastro reserva
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (26) um concurso público para cargos de nível técnico com 916 vagas e salário de quase R$ 6 mil. Haverá ainda 5.496 vagas para cadastro de reserva. As inscrições começam nesta quinta-feira (28) e seguem até o dia 31 de janeiro de 2024. A prova será realizada em 24 de março 2024.
As vagas são para nível técnico nas áreas de enfermagem do trabalho; inspeção de equipamentos e instalações; logística de transportes (controle); manutenção (caldeiraria, elétrica, instrumentação, mecânica); operação; operação de lastro; projetos, construção e montagem (edificações, elétrica, instrumentação, mecânica); química de petróleo; segurança do trabalho; suprimento de bens e serviços (administração).
Leia+ Maricá abre processo seletivo para quem tem Ensino Médio
Experiência
Não é exigida comprovação de experiência profissional. A quantidade de postos de trabalho, requisitos de formação, locais de prova e distribuição regional podem ser consultadas no edital.
O processo seletivo será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) e terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras.
PCD
O concurso destina 20% das vagas para pessoas com deficiência (PCD). O certame reserva também 20% dos postos para negros, conforme determina a legislação.
Os candidatos que forem contratados terão direito a benefícios específicos para pessoas com deficiência. Se estiverem em regime administrativo, por exemplo, podem optar por teletrabalho cinco dias por semana. Além disso, os que dependem de cuidados profissionais específicos recebem reembolso de auxílio cuidador.
Além da reserva de vagas, a Petrobras implementou outras ações nesse concurso para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Uma delas é o aumento da validade do laudo que atesta a deficiência para 36 meses – o prazo anterior era de 12 meses.
A pessoa com deficiência também poderá, de acordo com a sua necessidade, solicitar adaptações razoáveis e/ou fornecimento de tecnologias assistivas no dia das provas.
Provas
O concurso será feito através de prova objetiva sobre os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos.
Na Região Sudeste o teste será aplicado em Betim (MG), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (Capital), Duque de Caxias (RJ), Itaboraí (RJ), Macaé (RJ), Cubatão (SP), Mauá/SP, Paulínia/SP, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP ou Vitória (ES). A cidade na qual o candidato fizer as provas está vinculada à opção de ênfase/polo que escolheu para trabalhar.
O resultado final do processo seletivo público será no dia 7 de junho.
Exame médico
Os exames admissionais terão caráter eliminatório e serão compostos das seguintes fases:
1 - Avaliação de saúde física e mental, além de exames médicos complementares.
2 - Convocação para a realização dos exames médicos admissionais, de acordo com a necessidade e conveniência da Petrobras.
Tipos de exames
Médico e odontológico geral. Serão avaliados, entre outros: sinais vitais e antropométricos, inspeção geral, exame físico completo e avaliação do estado de saúde mental. Se necessário, a pessoa candidata poderá ser reexaminada ou submetida às avaliações clínicas ou complementares especializadas.
Inscrição
Será admitida a inscrição somente via internet, clicando aqui. A taxa no valor de R$ 62,79 deverá ser paga através de boleto bancário. Para imprimir o boleto clique aqui.
Saiba como participar
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros(as) e portugueses(as), com reconhecimento de direitos e obrigações civis e de gozo de direitos políticos.
- Estar em dia com as obrigações eleitorais.
- Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino.
- Ter, na data de admissão ou readmissão, idade mínima de 18 anos completos.
- Não ter 75 anos de idade ou mais, desde que tenha cumprido o tempo mínimo de contribuição estabelecido para fins de aposentadoria.
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da ênfase, que será comprovada por meio de exames específicos.
- Não acumular cargo, emprego ou função pública, bem como não perceber proventos de aposentadoria ou de inatividade de cargo, emprego ou função pública, ressalvadas as hipóteses acumuláveis previstas na Constituição Federal. A impossibilidade de acumulação de cargo, emprego ou função pública se mantém na hipótese de licença não remunerada ou sem vencimentos.
Edital
Confira todos os detalhes do edital:
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!