Caminhos
Escolhas: a importância de pensar antes de agir
A possibilidade de mudança está nas mãos de todos nós
A vida é feita de escolhas, e quanto mais cedo compreendermos isso, menos sofreremos, com atitudes irrefletidas, que geram consequências, as quais podem se esparramar pela nossa vida inteira. Muitas vezes, uma única decisão pode mudar tudo, e é preciso que tenhamos essa noção.
Eu assisti ao filme Jogada de Rei (Life of a King, no original), com Cuba Gooding Jr. Representando um ex-detento, que ao sair da prisão e deparar-se com os jovens de sua antiga vizinhança, mergulhados nas drogas e na falta de perspectivas de futuro, funda um clube de xadrez, a fim de conduzi-los a um caminho melhor, com esperança e realizações.
Leia+ Como lidar com as circunstâncias
Cuba é Eugene Brown, que transforma a própria vida, após 17 anos no presídio, onde conheceu Chess Man (o Homem Xadrez), companheiro de cela que lhe ensinou o jogo. Seu lema passa a ser “pense antes de agir”, e é essa mensagem que ele transmite aos jovens, quando começa a passar-lhes as técnicas e estratégias do tabuleiro.
O impactos das escolhas
O filme é comovente e inspirador, mas sobretudo nos faz pensar sobre o impacto das nossas escolhas, em nossa trajetória pessoal e na de quem está ao nosso redor. Permite que sonhemos com um mundo melhor, no qual as pessoas responsabilizam-se por seus atos, não culpabilizam os outros por tudo que lhes acontece, e percebem a necessidade de agirem com coerência e honestidade, ainda que mais ninguém faça isso.
Ao olharem para si mesmos, os alunos de Eugene percebem que podem ser reconhecidos por seus talentos, e não por seus malfeitos. Entendem que de nada adianta blasfemarem contra o destino ou a própria sorte, se nada fizerem para mudar o rumo das coisas. Compreendem que agir, sem sopesar as decisões, pode gerar morte, punição e perda da liberdade.
Novos caminhos
O maior exemplo deles é seu próprio professor. Eugene sai transformado da cadeia, torna-se um ser humano melhor, que consegue influenciar outras vidas, com o seu exemplo. Sobretudo, torna-se um farol, para tantos meninos e meninas perdidos e desorientados, que acreditam que o caminho do crime e das drogas foi o único que lhes restou.
Nós sempre podemos alterar o curso dos acontecimentos de nossas vidas. Há a possibilidade, a cada minuto do dia, de fazermos outras escolhas. Tomamos cerca de 35 mil decisões por dia, e estas não podem ser impensadas, impulsivas, irrefletidas. Em cada uma delas, reside uma chance de transformação.
Não podemos nos esquecer de que cada escolha traz, em si, uma renúncia, e que mesmo dizendo não a alguns comportamentos ou pessoas, podemos, sim, sofrer pela perda de algo que nos era familiar, com o que estávamos confortavelmente acostumados. Porém, aí reside a maturidade; na capacidade de fazer escolhas melhores, que nos conduzam a um bom lugar.
Ao final da vida, há uma tendência, de todos nós, de passarmos a limpo a nossa existência, avaliando que tipo de pessoa fomos, e quais são nossos maiores êxitos e arrependimentos. Não espere a proximidade do fim, para pensar a respeito disso. Busque mudar hoje mesmo, aquilo que não representa uma boa escolha para você, e que impacta negativamente a sua vida.
Em cada um de nós reside a possibilidade da mudança. O ser humano é o único animal com capacidade de fazer escolhas, agindo pela razão, e não pelo impulso. Que possamos valorizar isso. É no real que os sonhos se concretizam, modificando vidas e criando novas histórias ..
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!