Educação
A difícil tarefa de educar
As maiores dificuldades e dúvidas que os pais de hoje enfrentam
Todos os pais sabem do que estou falando: receber a missão de criar e encaminhar filhos no mundo de hoje é algo que nos tira o sono, traz angústia e dúvidas, medo do futuro e receio de estarmos fazendo tudo errado.
Contudo, essa é daquelas tarefas que não admite arrependimento, pois uma vez que nossos rebentos tenham nascido, o caminho a percorrer é o de ampará-los e conduzi-los desde a mais tenra idade até a idade em que andem com as próprias pernas, sozinhos.
Alguns conselhos são necessários diante da confusão em que muitos se encontram mergulhados na hora de educar. Eu tive dois filhos, enfrentei inúmeras dificuldades ao longo do caminho da maternidade e acredito que essas dicas são preciosas:
Acredite em Deus. Mostre para seus filhos que há algo maior que nos rege e orienta na vida, que transcende a nossa individualidade.
Seja exemplo. Não adianta pregar uma coisa e fazer outra. A palavra pode convencer, mas o que arrasta é o exemplo. Se você quer ensinar o que é certo, faça o certo.
Não aja como se tivesse a idade do seu filho quando ele for adolescente. Nessa fase de muitos questionamentos, você precisa firmar-se como autoridade; vocês não são colegas de escola. Portanto, não vá para a balada com ele. Não beba álcool junto com ele nessa fase. Para os pais que estão solteiros: não saiam com pessoas que poderiam ser seus filhos.
Não seja permissivo demais por medo de desagradar os filhos. Pais, como detentores do poder familiar, muitas vezes irão frustrar e desagradar os filhos. Faz parte do jogo; você é adulto e precisa saber lidar com isso.
Os NÃOS
Os NÃOS são extremamente importantes para que eles aprendam a lidar com obstáculos e frustrações, administrem a raiva e superem as próprias limitações. Não prive os seus filhos de exercitarem isso dentro de casa.
O mundo não perdoa. A vitimização e a falta de autorresponsabilidade dos adultos são alguns dos maiores males da atualidade. Isso começa (e é muitas vezes incentivado) dentro de casa.
Uma casa bem organizada demonstra a capacidade de enfrentar a vida e suas adversidades. Quem se organiza por fora é capaz de se organizar melhor por dentro também. Cobre do seu filho essa responsabilidade.
O respeito à hierarquia — os pais que mandam dentro de casa — é fundamental. Filho não grita com pai e mãe, não bate a porta na cara dos pais, não xinga os pais. Simples assim.
Não libere dinheiro ou presenteie com imensa facilidade ou sem motivo aparente, mesmo que sua situação financeira seja privilegiada. Os filhos precisam saber o valor das coisas e devem merecer ganhá-las.
Não viva acima do seu padrão financeiro, não minta, não trapaceie, não faça negócios escusos, não se relacione com pessoas de caráter duvidoso. Lembre-se que o exemplo arrasta.
Não tenha receio de colocar os filhos de castigo quando fizerem algo super errado, comportarem-se mal, desafiarem sua autoridade, mentirem, etc. Essas punições são necessárias para que, no futuro, seus filhos pratiquem a autocontenção dos impulsos e saibam, com clareza, o que é certo ou errado.
Não deixe seus filhos dominarem você e anularem a sua personalidade e a sua vontade. Não aceite que façam da sua casa o que bem entenderem, usando drogas ou abusando de álcool. Imponha limites e castigue esse tipo de comportamento se ocorrer.
Entretanto, conheça as amizades do seu filho, traga-as para perto, deixe-as frequentarem a sua casa para que você saiba com quem seu filho se relaciona.
Preste atenção em seu filho para identificar os seus talentos e dons. Incentive-o a desenvolver suas habilidades, a buscar sua vocação. Não deseje que ele seja uma cópia fiel de você; respeite sua individualidade e invista em seu aprimoramento pessoal.
Essas são, a meu ver, as maiores dificuldades e dúvidas que os pais de hoje enfrentam na educação dos filhos. É evidente que é dificílimo. Talvez seja a missão mais importante e mais complexa de nossas vidas. Entretanto, quando os filhos nos recompensam com vidas bem delineadas, prósperas, saudáveis, sendo felizes e fazendo boas escolhas, não há nada que se compare à gratificação que sentimos!
Todas as noites mal dormidas, as preocupações, as dúvidas e culpas são apagadas; todos os conflitos e lágrimas terão sentido. Vale a pena investir em uma formação sólida para estes que Deus nos confia, a fim de que sejam por nós encaminhados.
Bom final de semana para todos!
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!