Colunas
e-commerce para empresários
FIRJAN FALA SOBRE E-COMMERCE
A FIRJAN promove neste sábado (16), a partir das 9h, uma palestra sobre e-commerce para empresários. No encontro, que é gratuito, os participantes terão um panorama do perfil do consumidor atual, de que forma a indústria localiza clientes finais , como é essa relação, entre outros assuntos. A sede da instituição fica na Av. Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro . Inscrições pelo link https://goo.gl/1jSgpt.
ONU PROMOVE DEBATE NO RIO
A ONU promove, no próximo dia 25 , o “RIO+ Talks: Soluções Sustentáveis para Baías Urbanas & Agenda 2030”. O evento traz o assunto para debate entre acadêmicos e atores da sociedade civil e vai abordar os desafios socioecológicos nos ambientes costeiros urbanos, como é o caso da Baía de Guanabara. O evento, que é gratuito e não necessita de inscrição prévia, será das 16:30h às 18:30h no Instituto de Economia da UFRJ, Salão Pedro Calmon. O endereço é Av. Pasteur, 250, 2o. andar, Praia Vermelha.
LEVE MELHORA
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta última quinta-feira, a expectativa para os próximos meses é de que a taxa de desemprego continue diminuindo lentamente. No trimestre encerrado em julho, o número de desocupados ficou em 13%. O resultado representa queda em relação aos meses de janeiro a março, cuja taxa estava em 13,8%
OS MOTIVOS
Ao longo do segundo trimestre, o mercado de trabalho brasileiro apresentou uma leve melhora na taxa de desemprego graças a dois fatores: aumento do número de pessoas que conseguiram uma vaga no mercado de trabalho e queda do número de ocupados que perderam os seus empregos.
MAS...
É bom ressaltar que esse crescimento da ocupação ocorreu no mercado informal. Dados recentes também mostram que o setor formal da economia sinaliza um movimento de recuperação, seja reduzindo o ritmo de demissões, seja expandindo os seus rendimentos a taxas superiores às dos demais. Vamos aguardar.
QUANTO MAIS JOVEM...
Menos oportunidades. Eles são os mais afetados nesta crise. Em relação aos que perderam seus empregos, os que têm entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior perda percentual de ocupação.
AINDA
O IBGE afirma que eles têm mais dificuldade de conseguir emprego e mais chance de ser mandado embora. Além de receberem as menores remunerações, ainda apresentaram queda salarial de 0,5% se comparado ao mesmo período em 2016.
EXPERIÊNCIA CONTA
Na outra ponta, os empregados com mais de 60 anos elevaram em 14% os seus ganhos salariais, na mesma base de comparação. No segundo trimestre de 2017, os empregados com mais de 60 anos receberam, em média, R$ 2.881,00 (14% a mais que no mesmo período de 2016). Já os empregados com idade entre 18 e 24 anos receberam, em média, de R$ 1.122,00.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!