Pop
Netflix lança os bastidores da histórica noite de 1985
O nascimento da música ‘We are the World’
Já imaginou o astro do rock norte-americano Bob Dylan, perdido, completamente mudo, por não encontrar seu tom? Ou uma conversa entre a diva do pop, Cyndi Lauper, e Huey Lewis a respeito de extensão vocal, que gerou preocupação ao cantor? Pois essas e outras curiosidades estão na produção ‘A noite que mudou o pop’, disponível na Netflix, que revela os bastidores do evento que marcou o nascimento da letra e da música do projeto ‘We are the World’, liderado por Lionel Richie e Michael Jackson, em janeiro de 1985.
A ideia surgiu depois que o cantor Harry Belafonte, que também participa do projeto, pegou como exemplo outra produção para reunir fundos e ajudar países da África contra a fome. Quando assistimos ao clipe pronto, com todas as estrelas do pop reunidas, sob a batuta do mega produtor Quincy Jones, não imaginamos o quanto foi difícil e cheio de curiosidades interessantes. Ali, vemos grandes cantores, lado a lado, de diferentes estilos, para gravar, em uma única madrugada, a letra que ficara pronta apenas dias antes.
Os autores, Michael Jackson e Lionel Richie, tiveram não mais do que algumas semanas para fazer a letra e a música que, depois de pronta, foi enviada às pressas a quem participaria do projeto para decorar os versos e gravar. Em um estúdio de Los Angeles, presenciamos a tensão, os medos, os erros, e as vozes cruas e nítidas, em uma espécie de ‘camarote’ daquele evento que viria a se tornar um dos singles físicos mais vendidos de todos os tempos.
Bastidores
Particularmente, adoro saber dos ‘bastidores’. Como uma letra genial foi criada? Em quais circunstâncias? O que acontecia naquele momento? No que pensavam? É o que descobrimos ao longo da produção do diretor vietnamita Bao Nguyen.
É um deleite ouvir Michael Jackson fazendo seus famosos falsetes e perguntando se está bom. Ou Bruce Springsteen, que havia terminado uma turnê na noite anterior, fazendo a sua parte com sua voz rasgada e rouca. Há ainda a bagunça que se instalou no ambiente lotado de artistas do mais alto calibre. O palco estava pesado. Aos que gostam do tema, deixo aqui uma sugestão que pode fazer a diferença: se possível, assista com fones de ouvido!
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!